20 de abr. de 2009

Monitoria - A Revolução dos Bichos

Agradeço a presença de todos os que estiveram presentes, e agradeço a intenção de todos os que quiseram ir mas não puderam.

A revolução dos bichos, filme de 1999 baseado no livro de George Orwell, é uma alegoria de um Estado totalitário, ou seja, o autor utiliza de uma fazenda e os animais desta fazenda para representar um Estado e os membros deste Estado.

Os personagens fazem referência a pessoas e a classes da sociedade, retratando a revolução russa e seu totalitarismo. Como o livro foi escrito em 1945, ele não prevê a Guerra Fria, a Corrida Espacial, ou, a Crise dos Mísseis. Portanto não encontramos alegoria desses fatos. George Orwell baseando-se em outros Estados totalitários acreditava que a União Soviética se abriria ao capital estrangeiro, previsão que não se concretizou na União Soviética.

Personagens e suas referências:

Old Major (o porco gordo do comecinho) - Lênin
Snowball ( ou bola de neve) - Trotsky
Napoleon - Stalin
O porco amarelo - Membros do Estado
Sr. Jones (dono da fazenda) - O Czar
Sr. Pilkington e os outros fazendeiros - Chefes de diferentes Estados
O cavalo - Operários
As galinhas - Operários com senso crítico
As ovelhas - Massa de manobra
Os cães - O exército

Quando George Orwell escreveu a trama, a União Soviética ainda era aliada dos Estados Unidos, por isso, Napoleon e Pilkington mantém relações comerciais.

Pessoal, não comentarei mais profundamente na esperança de que vocês ainda leiam o livro ou assistam o filme.

Abraço do Buriti

19 de abr. de 2009

Resumo da aula 3: As formas de Relevo. Parte 2

Os Agentes modificadores do Relevo:

As diferentes formas de relevo encontradas na crosta terrestre são resultados das transformações que ocorrem e já ocorreram interna e externamente na terra desde seus primordios.

Agentes Internos ou Endogenos:

- Tectonismo: A constante movimentação das placas tectônicas resulta em depressões causadas pelo seu afastamento ou desdobramentos causados por seu choque.

- Vulcanismo: São chamados vulcanismos as diferentes formas em que o magma é expelido para a superfície terrestre. Este magma altera e cria novas formas de paisagem.

- Sismos ou Terremotos: São o resultado das vibrações do interior da crosta terrestre que se propagam através das montanhas.

Agentes Externos ou Exogenos:

- Intemperismos: caracterizam-se pelos desgastes nas formas da superfície terrestre causados pelos fenômenos físicos e químicos naturais como as chuvas e a ação das aguas dos rios.

- Gelerias: O peso das camadas das neves acumuladas durante anos acabam se transformando em geleiras, o desprendimento dessas geleiras modificam a superfície local, criando rios que alteraram o relevo.

- Ação das ondas: A força das ondas impactando sobre as rochas causam sua erosão, criando assim por exemplos as praias e alterando a paisagem, nas áreas submersas este processo também ocorre.

- Ação dos ventos: O vento tem um fraco poder de erosão, mas é um grande transformador de paisagem em ambientes deserticos, na movimentação das dunas.

- O homem: O homem pode ser tido como o agente mais eficaz na trasformação do relevo. Sua capacidade de modificação na paisagem é ampla, e na maioria das vezes essa modificação é prejudicial não só à natureza como consequentemente é prejudicial ao homem também.

Dificuldades para postar?

Galera, muitas pessoas estavam encontrando dificuldades para postar comentários no meu blog. Solucionei o problema.

Clique em "comentários" do tópico que você deseja comentar.
Embaixo dos comentários já postados você encontrará "postar um comentário", escreva seu comentário no local indicado.
Logo depois do local indicado você verá "postar como:"
selecione "nome/url" ou "anônimo"

caso você selecionar "nome/url" escreva seu nome e deixe o campo url em branco.
caso você selecionar "anônimo" lembre de identificar-se no fim da mensagem, mensagens sem identificação serão excluídas.

Obrigado e bom feriado!

11 de abr. de 2009

Conteúdo Complementar - O relevo do Brasil.

Como vocês podem observar grande parte do território brasileiro é constituído por planícies e depressões, contendo algumas chapadas, planaltos e serras, e nenhuma montanha, isso se dá ao fato de o Brasil ter uma formação geológica relativamente antiga e devido a isso ter o relevo bastante desgastado.

Analizem o mapa e comentem.

Boa Páscoa.

10 de abr. de 2009

Resumo da Aula 3: As formas de Relevo. Parte 1

O Que é Relevo?

Relevo pode ser definido como "o conjunto das formas da crosta terrestre", desde as profundezas do oceano até o topo das montanhas, existem vários tipos de relevo, dentre os quais, podemos citar:

Planície: área que quase não apresenta variação de altitude, como por exemplo os desertos e pântanos.

Planalto: constituida por uma superfecície elevada (maiores que 300 metros) que apresente pouca variação em seu nivelamento.

Depressão: área que apresenta altitudes mais baixas que as áreas que a cercam, essas depressões podem ser de dois tipos:
Absoluta, quando se situa em uma planicie
Relativa, quando se situa em um planalto.

Abismo: definido como uma depressão profunda.

Montanha ou Monte: destaca-se por ser uma elevação altíssima em relação às demais áreas, as montanhas resultam de desdobramentos ocorridos no período Terciário.

Cordilheira: é um conjunto de montanhas

Vale: é típicamente a área de baixa altitude que se situa entre montanhas.

Morro ou colina: também destaca-se por ser uma elevação alta em relação as demais áreas, no entanto, não tão alto quanto as montanhas possuí tambem uma inclinação mais suave.

Escarpa: área onde se observa uma diferença bruta de altitude marcada por uma "parede rochosa"

Serra: terreno acidentado composto por escarpas assimétricas e de diferentes inclinações

Chapada: elevação de altitude maior que 600 metros contendo uma superfície plana

Vulcão: estrutura geológica que resulta do escape do magma para a superfície.

Inselberg: caracterizado por ser um único monte em meio a planícies.

Estes são alguns exemplos dos relevos mais característicos, retomaremos no decorrer das aulas de geografia física a falar de alguns deles em temas como os acidentes geográficos que envolvem não só o relevo, mas também a vegetação e a hidrografia.

8 de abr. de 2009

Resumo da Aula 2: As Eras Geológicas


O tempo geológico:

Ou tempo natural, consiste na determinação dos períodos e das eras geológicas feita através da comparação das marcas fósseis e da superposição das rochas.


Fósseis:

Restos e vestígios de seres vivos de períodos geológicos passados.


Superposição:

Segundo este princípio, caso não haja deformação, cada camada rochosa se superpõe à anterior em ordem cronológica.


Eras e períodos geológicos:


- Era Pré-Cambriana


Arqueano:

Engloba mais da metade da idade da terra. Nela aconteceram os primeiros processos erosivos que deram origem aos depósitos sedimentares no fundo dos lagos e dos mares rasos, bem iluminados pela luz solar. Nessas águas é que a vida teve origem.


Proterozóico:

Pouco conhecido, sabe-se apenas que foi um período de muita atividade vulcânica, e foi o período onde se formaram os depósitos minerais.


- Era Paleozóica

Foi a era da grande expansão da vida.


Cambriano:

Período do surgimento dos diversos crustáceos e esponjas, animais simples que habitam exclusivamente as águas.


Ordoviciano:

Neste período é que aparecem animais um pouco mais complexos como os peixes e os moluscos, surgimento dos corais.


Siluriano:

Período em que se inicia a vida na terra, primeiramente com os artrópodes e fungos.


Devoniano:

Existe a diversificação das espécies de peixes, surgem os primeiros anfíbios, seres complexos que são adaptáveis à vida terrestre, aparecem plantas mais complexas como as samambaias gigantes.


Carbonífero:

Períodos onde surgem animais complexos completamente terrestres, como os répteis, também o período de formação das jazidas de carvão mineral.


Permiano:

Período de transição entre a era paleozóica e a mezozóica.


- Era Mezozóica

Triássico:

Têm este nome devido a formação de 3 tipos de rochas, como o calcário, o arenito e o margas. Neste período que começa a fragmentação da Pangéia em dois grandes blocos, a Laurásia e a Gondwana, marcado pela extinção de diversas criaturas primitivas, e, surgem dinossauros e mamíferos.


Jurássico:

Período do aparecimento dos grandes dinossauros, das primeiras aves e das florestas de coníferas.


Cretáceo:

Marcado pelo desaparecimento dos dinossauros e pela sobrevivência dos pequenos mamíferos. Separação total dos continentes Laurásia e Gondwana.


- Era Cenozóica


Terciário:

Período de formação das cadeias montanhosas atuais,, os continentes começam a tomar a forma que conhecemos, e os seres vivos vão se tornando seres mais complexos.


Quaternário:

Marcado principalmente pelo surgimento da espécie humana cerca de 10 há 15mil anos atrás, foi o período também das Glaciações.


Isso é tudo pessoal.


Abraço do Buriti.

Conteúdo Complementar - A formação do planeta terra

Ae pessoal, estão ai as 3 partes do vídeo de Disney que eu havia comentado em aula. Eles servem para vocês terem mais ou menos uma idéia visual da formação da terra.

Fantasia 1940 - The Rite of Spring - Part 1: Genesis

Fantasia 1940 - The Rite of Spring - Part 2: Evolution

Fantasia 1940 - The Rite of Spring - Part 3: Extinction

Espero que vocês tenham gostado.

Abraço do Buriti



7 de abr. de 2009

Resumo da Aula 1: Teorias da formação do universo

-uma teoria religiosa:

Criacionismo Cristão / Judaico / Protestante:

Segundo consta no primeiro livro da Bíblia Sagrada, em Gênesis 1.1-31 até Gênesis 2.1-4, o mundo teria sido criado em apenas 6 dias, tendo Deus descansado no sétimo.
Pode-se entender esta afirmação no sentido literal, pensando em 6 dias humanos, como pode-se entender esta afirmação no sentido figurado, podendo estes dias serem equivalentes a eras.

-a teoria científica:

Fundamentação da teoria cientifica:

1914: Albert Einstein desenvolve sua teoria da relatividade - E=mc²
1917: Willen de Sitter através de cálculos concluí que o universo está em expansão
1927: Lemaitre pensa na possibilidade do universo ser resultado da explosão de um átomo primordial
1929: Edwin Hubble através da observação evidencia o universo em expansão
1950: Herman, Gamow e Alpher oficializam e nomeiam a teoria como Big Bang
1965: Penzias e Wilson evidenciam a Radiação Cósmica de Fundo que seria como o ruído resultante desta explosão.

Resumo da Teoria do Big Bang (grande explosão):

Acredita-se que entre 13 e 20 bilhões de anos atrás, devido há um fato desconhecido chamado de "singularidade" houve a explosão de uma coisa conhecida nomeada de átomo primordial, está explosão teria resultado em uma enorme liberação de Radiação Cósmica e um intenso calor, e com o decorrer de transformações químicas e ações físicas o universo ao longo destes bilhões de anos teria assumido a forma como conhecemos hoje.


Um abraço do Buriti.

O PRIMEIRO POST!!!

Assim como combinamos, aqui está o glorioso blog do Buriti, onde irei colocar os resumos das aulas, material complementar e algumas indicações de livros e tal.
Espero que vocês utilizem deste recurso para que consigam alcançar aquilo que procuram.

Lembrem-se sempre que nossas conquistam dependem principalmente de quanto nos dedicamos a alcança-las.