31 de mai. de 2009

Resumo da aula 6: Hidrografia


O Que é hidrografia? Pra que ela serve?

A hidrografia é o ramo da geografia que estuda as águas nas diversas formas que ela se apresenta na natureza:
Oceanos, mares, rios, lagos e lagoas

Oceano - É o nome dado à grande porção de água que cobre 1/3 da superfície do planeta. As águas oceanicas são salinizadas, pois a força das águas desgasta as rochas diluindo em sí os minérios de tais, além de receber a água carregada de minérios dos rios e dos mares. O oceano para fins geograficos é subdivido em áreas menores com nomes próprios:

Oceano Pacífico - É o maior dos oceanos, possuí esta denominação devido à suas águas calmas quando comparadas com as águas dos outros oceanos. Comumente é subdividido em pacífico norte e pacífico sul;
Oceano Atlântico - É o segundo maior oceano, recebeu esta denominação dos gregos antigos, uma homenagem ao Deus Atlas. Comumente é subdivido em atlântico norte e atlântico sul.
Oceano Índico - Recebe este nome por banhar toda a costa da Índia, deve-se lembrar da importância mercantil da India no período das navegações.
Oceano Glacial Ártico - Este oceano possui a maior parte de suas águas congeladas devido a baixíssima temperatura da região em que se situa.
Oceano Glacial Antartico - Este oceano só aparece nos mapas mais recentes das ultimas duas décadas, situado na parte mais ao sul do planeta, banha exclusivamente a costa do continente antartico.

Observem no mapa a localidade dos oceanos e os países que estes banham.


Mar
é um conceito geográfico que denomina as porções oceanicas mais próximas às areas continentais, bem como os grandes lagos de agua salgada. As águas marítimas tem uma salinidade acentuada devido a força das ondas que desgastam as rochas e à receptação das águas fluviais, repletas de sais minerais.

Lagos e Lagoas - Conceitos muito próximos com uma difícil separação, são depressões do repletas de água, cercados por terra. Não há uma profundidade ou uma dimensão que defina o que é um lago ou uma lagoa, qualquer depressão repleta de água constantemente recebe é um lago ou uma lagoa.

Bacia hidrografica ou bacia de drenagem - É a área de receptação das águas fluviais, sua área sendo definida pela área de escoamento das águas, sendo seu límite sempre as áreas mais altas indo para as áreas mais baixas, estas definidas pelo curso de um rio.

Rio - É uma corrente natural de água que percorre um mesmo trajeto. pode desembocar em lago, lagoa, em um outro rio ou em um mar. eles podem ser perenes, quando corre água em seu percurso o ano todo, ou intermitente, quando depende da água das chuvas, tendo períodos de estiagem. Para fins geográficos as diferentes partes que compõe um rio possuem nomenclatura própria:

Nascente - É o local onde o rio nasce, pode ser resultado de um olho d'água, ou marcar o início de uma bacia hidrografica.
Leito - É o percurso do rio
Margem - são as terras que se situam na borda direita e esquerda do rio, tendo como referencial a direção da água.
Foz - local onde o rio desemboca
Afluente - nome dado a um rio menor que desemboca em um rio maior
Confluencia - local onde dois rios convergem para a formação de um outro rio
Talvegue - Demarca o meio do leito, é o caminho original do rio
Montante - ponto de referencia para navegação. Marca que um local está situado entre o ponto de referência e a foz.

Jusante -
ponto de referencia para navegação. Marca que um local está situado entre o ponto de referência e a nascente.

Aquífero - é um lençol freático que recebe água devido ao solo permeável que o cobre, no entanto não perde água, tornando-se assim um grande lago submerso, como exemplo de aquífero podemos citar o "aquífero do guarani", maior aquífero do mundo que está situado no subsolo do Brasil da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.

PEDIDO DE DESCULPAS

Pessoal, queria me desculpar pela demora na atualização do Blog e por esse meu aparente desanimo. Em momento algum sinto-me desanimado em relação ao cursinho. Em momento algum deixei de acreditar e considerar que trabalhar com vocês é gratificante.
Estive um pouco cansado devido ao acumulo de tarefas na faculdade, e, por isso apareci cansado no cursinho e deixei de atualizar o blog, mas agora que pude descansar e respirar de novo, mãos a obra!!!

Pessoal, não deixem de se identificar no final de seus comentários, o Buriti aceita críticas muito bem, não se preocupem!

2 de mai. de 2009

Resumo da aula 5: Domínios naturais. Parte 2

Estes diferentes biomas, quando possuem semelhanças entre sí em grandes áreas recebem uma denominação específica, abordaremos agora as características das denominações mais gerais.

Tundra: É a vegetação dominante em áres de clime polar, situa-se próxima ao círculo polar ártico, devido o frio esta vegetação é encontrada apenas nos períodos do degelo, e é composta apenas por plantas mais primitivas, é muito escassa e possuí pouquíssima diversidade.
Flora: Musgos, Liquéns e alguns arbustos.
Fauna: Ursos Polares e Lobos árticos.

Taiga ou floresta de coníferas: É a vegetação que predomina nas faixas de transição entre o clima polar e o clima temperado. Sua vegetação é composta por plantas aciculifoliadas, pois devido às baixas temperaturas o clima é seco. Sua vegetação apesar de já apresentar plantas mais complexas ainda é pouco diversificada.
Flora: Pinheiros, abetos e musgos.
Fauna: Alces, lebres e tigres.

Floresta temperada: É a vegetação dominante em áreas de clima temperado, já apresentam diversificação em suas florestas, apesar de nas áreas continentais haver predomínio de plantas caducifólias, apesar de ainda encontrarmos coníferas. Encontramos florestas temperadas em países como a Inglaterra e o Canadá.
Flora: Carvalhos e Pinheiros
Fauna: Ursos, lobos e esquilos

Floresta tropical: É a vegetação predominante em áreas de clima tropical e equatorial. Apresenta uma grandíssima diversidade de espécies vegetais e animais. Abarcando plantas simples e complexas, latifoliadas e higrófilas, entre outros tipos. Encontramos esta vegetação em quase todo o território nacional, dividida em floresta amazônica, mata atlântica, pantanal e manguês.
Flora: Pau-brasil e cipós
Fauna: Bicho-preguiça, onça pintada e capivara.

Desértica: É a vegetação predominante em regiões desérticas. apesar de ser uma vegetação esparsa, apresenta certa diversidade. Predominam nestas regiões plantas xerófitas e árvores de raízes profundas.
Flora: Tamareiras, cactos e ervilhas
Fauna: Escorpiões, camelos e lagartos

Mediterrânea ou Maquis-Garrigue: É a vegetação que aparece em áreas de transição do clima temperado para o tropical. Aparecem em regiões de clima mediterrâneo, e sua vegetação é adaptada a períodos de secos e períodos úmidos, encontrando assim espécies de tropófilas.
Flora: Arbustos Maquis, Arbustos Garrigues e ervas
Fauna: Coelhos, veados e insetos.

Pradaria: Marcam a transição entre o clima tropical e o clima temperado. São áreas onde existem pouquíssimas árvores espaçadíssimas, existe o predomínio de gramíneas. e capim b aixo.
Flora: Grama e Capim
Fauna: Gado.

Savanas e Estepes: São as vegetações que marcam a transição entre o clima tropical e os desertos. A savana marcando as áreas de clima tropical seco e as estepes marcando as áreas de transição entre a savana e os desertos. Nas savanas encontramos certa quantidade de arbustos além do capim amarelado característico, conforme os arbustos raream encontramos as estepes, onde existe a predominancia do capim e raríssimos arbustos.
Flora: arbustos e capins
Fauna: Leão, Elefantes, marsupiais e gnus

Fica colocada então, finalmente, toda a matéria atrasada no blog.

ESPERO QUE VOCÊS VEJAM ISSO E O TRABALHO NÃO SEJA A TOA!

Resumo da aula 5: Domínios naturais. Parte 1.

A adaptabilidade dos diferentes tipos de plantas aos diferentes climas.

As plantas se adaptam de diferentes formas para que seja possível sua vida em diferentes tipos climaticos. Esta adaptação faz com que em diferentes climas encontremos diferentes paisagens, da mesma forma os animais também se adaptam a climas diferentes. Assim sendo, cada localidade do planeta se torna específica, pois possuem clima, relevo e vegetação próprios.

Os diferentes tipos de plantas

Para que se entenda melhor os diferentes tipos de plantas, deve-se entender as seguintes funções vitais das plantas:

Fotossíntese: A planta obtém seu alimento diretamente dos raios solares através da fotossíntese, para isso ela absorve esta energia solar através de suas folhas, onde existem células especializadas a esta função.

Transpiração: Também nas folhas das plantas existem células que fazem a transpiração, a transpiração é a eliminação de água e toxínas pelos póros.

Xerófita:
É a planta adaptada a locais áridos, com pouquíssima úmidade e calor intenso. possuem a capacidade de evitar ao máximo a transpiração e acumular água. Isso se dá pois suas folhas são espículos, como o calor é intenso, já bastam para a absorção de energia e evitam a transpiração.

Tropófila: Planta que se adapta a períodos secos e períodos úmidos, são árvores médias que possuem o caule retorcido, possuem folhas e espículos.

Higrófica: Planta adaptada a locais muito úmidos, como brejos, pantanos e mangues, estas plantas tem a capacidade de sobreviver com as raízes encharcadas.

Aciculifoliada: Plantas adaptadas a locais muito secos, com pouca insidencia de raios solares. possuem muitas folhas, todas elas em formato agulhado, o que possíbilita a absorção dos raios solares e ao mesmo tempo possibilita a redução da transpiração. São plantas adaptadas a locais frios e secos.

Latifoliada: Plantas adaptadas a regiões úmidas. São em geral muito altas e com folhas largas, o que possibilita a absorção dos raios solares e a transpiração.

Caducifólia: Planta adaptada a largos períodos de seca e períodos de úmidade. Tem como característica seu período de hibernação, onde suas funções vitais são diminuídas e suas folhas caem, este recurso é utilizado nos períodos de estiagem, nos períodos úmidos suas folhas voltam a crescer e a arvore volta a suas funções.

Estes diferentes tipos de planta possibiltam sua sobrevivencia em diversos climas e relevos, criando assim os diferentes biomas e paisagens naturais.

Bioma: É definido como área de mesmo clima e vegetação, possuíndo assim mesma flora e fauna.

Flora:
Conjunto de plantas pertencentes a determinado bioma.

Fauna:
Conjunto de animais pertencentes a determinado bioma.

Resumo da aula 4: O clima. Parte 2

Fatores do Clima

Umidade do ar:
A umidade do ar é a quantidade de vapor encontrada no ar, quando o ar atinge seu limite de captação de vapor, este vapor se torna denso e o ar não consegue mais sustentá-lo, resultando nas precipitações, ou, chuvas.

Pressâo: A pressão é o peso do ar, ou seja, a força que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Ela varia de acordo com a altitude e latitude. Quanto maior a altitude menor a pressão, e quanto maior a latitude maior a pressão.
Como já foi dito anteriormente, a pressão influência no deslocamento das massas de ar, elas tendem a se locomover para locais debaixa pressão.

Os tipos de clima

Polar -
É o clima das regiões polares, caracteriza-se por ser um clima de baixa temperatura, isso ocorre devido o baixo nível de incidencia de raios solares nos polos.

Temperado - Possui as quatro estações do ano bem demarcadas. O clima temperado marítimo possuí temperaturas mais constantes e maior úmidade do ar. O clima temperado continental possui maior amplitude térmica e tende a ser mais seco.

Mediterraneo: Possui invernos brandos e chuvosos e verões quentes e secos.

Tropical: Temperaturas elevadas o ano todo. Possui inverno ameno e seco e verão quente e chuvoso.

Equatorial: Possui temperaturas elevadas o ano todo. Altas precipitações chuvosas.

Subtropical: Apresenta chuvas abundantes, invernos frios e secos e verões quentes e úmidos.

Desértico: Altíssima amplitude térmica diária, clima muito seco

Semi-Árido: Apresenta poucas chuvas mal distribuídas durante o ano. Marca a transição das regiões tropicais para as temperadas.

QUALQUER DÚVIDA POSTEM PESSOAL!

Resumo da aula 4: O clima. Parte 1

Diferenciação Tempo X Clima

Tempo: Contexto climático exclusívo de determinado dia.

Cima: É o tempo metereologico médio, ou seja, o clima de uma determinada região é definida através da análise e comparação de fatores como a temperatura e a úmidade do ar de vários tempos, sendo o clima a sua média.

Existem diversos fatores que influênciam no clima, pois, estes fatores influêm na temperatura, na pressão e na úmidade do ar, alterando assim o clima.

- Latitude: Quanto maior a distância da linha do equador, menor a incidência de raios solares, o que torna a região mais fria.

- Altitude: Quanto maior a altitude, mais rarefeito o ar se torna, a retenção do calor na atmosfera se torna consequentemente menor, e a região se torna mais fria.

- Massas de ar: Este é o nome dado à dinâmica dos ventos, ou seja, à movimentação específica dos ventos em suas principais correntes. As massas de ar possuem características diferentes de acordo com seu local de formação, essas características são a pressão, a temperatura e a úmidade. As diferentes massas de ar são:

Tropical - Massa de ar que se forma na região dos trópicos, as massas tropicais são quentes. O que definirá se ela será úmida se sua formação for oceanica, e sera seca se sua formação for continental.
Equatorial - Massa de ar que tem sua formação na região equatorial, são massas de ar exclusivamente quente e úmidas.
Polar - Massa de ar que se forma nas regiões polares, as massas de ar polares são frias. O que definirá se elas são úmidas ou secas é novamente o fator oceanico/continental.

As massas de ar se movimentam de acordo com a diferenciação de pressão, elas tendem a se deslocar para locais de baixa pressão. O choque entre duas massas polares resulta em frentes, frente fria ou frente quente, de acordo com o choque.

- Continentalidade: As regiões continentais tendem a absorver calor e perder calor com maior facilidade, o que ocasiona maior amplitude termica, ou seja, calor e frio mais intensos. Já as regiões litorâneas, possuem menor amplitude térmica, pois as águas tendem a reter calor, e quando esfriam demoram a absorver calor.

- Correntes Marítimas: As correntes marítimas são deslocamentos de massas de águas que possuem temperatura e salinidades próprias, elas acompanham as correntes de ar, compartilhando com estas suas caracteristicas. Elas intensificam a ação das massas de ar no oceano.

- Relevo: Além do que já foi citado no tópico "altitude", o relevo influência no clima facilitando ou dificultando a passagem das massas de ar, ampliando ou diminuindo o campo de ação destas.

- Vegetação: A vegetação influência no clima principalmente por dois motivos. Um é o fato de a vegetação impedir a incidencia total ou direta dos raios solares no solo, diminuindo assim amplitude térmica, o segundo é a transpiração das plantas, que em áreas verdes extensas aumenta a úmidade do ar e a precipitação chuvosa