27 de jul. de 2009

Resumo da aula 10 - Dinâmica Geográfica Mundial. Parte 4.

Globalização e Regionalização do Mundo

Com o fim da União Sovietica não há mais uma disputa mundial entre o prevalecimento do regime comunista ou do regime socialista, a economia capitalista desenvolvida se mostra muito complexa, exporta-se cultura e produtos de diversos lugares do mundo para todos os seus confins, as tecnologias tornam o mundo menor e países se unem em torno de interesses com o fim de se fortalecerem e tornarem-se potências. Essas uniões são os blocos econômicos.

Globalização

É chamado de globalização o fenômeno causado pela diminuição das distancias devido o grande avanço tecnológico que envolve os meios de comunicação e os sistemas de transportes. O mundo torna-se menor, e cada vez mais as culturas se mesclam perdendo suas caracteristicas e peculiaridades e fundindo-se a cultura das potencias mais influentes.

Regionalização


Uma união mercantil entre países não pode começar da nada, os países precisam ter certeza de que não saírão em desvantagem, e de que o país com que se estabelece relacionamento cumprirá com sua parte, por isso os blocos econômicos possuiem "níveis de confiança".

Zona Preferencial de Comércio -
Países que possuem acordo de zona preferencial de comércio estabelecem determinados produtos nos quais não haverá tarifação alfandegaria para exportação e importação entre os países membros.

Área de Livre Comércio -
Um passo a frente da zona preferencial de comércio, estabelece o fim das taxas alfandegarias para todos ou quase todos os produtos de exportação e importação entre os países membros.

União Aduaneira -
Um passo a frente da área de livre comercio, a união aduaneira estabelece que todos os países membros do bloco economico estabelecerão as mesmas tarifas de importação para produtos vindos de países não membros.

Mercado Comum -
Um passo a frente da união aduaneira, o mercado comum permite não só a livre circulação de produtos entre os países membros como também permite a livre circulação de pessoas.

União Econômica e Monetária -
Um passo a frente do mercado comum, estabelece a circulação de uma moeda única entre os países membros.

Integração Econômica Total -
Um passo a frente da união econômica total, estabelece, além da única moda, da livre circulação de produtos e pessoas, além da unificação das taxas alfandegárias perante países não membros, traz também uma junção de suas políticas econômicas e fiscais em uma única pertencente ao interesse comum do bloco econômico.

Blocos economicos

União Européia -
Um exemplo de Integração Econômica Total, é composta por 27 países europeus.

APEC (Cooperação econômica da Ásia e do Pacífico) - É uma zona preferencial de comércio com previsões de se tornar uma área de livre comércio em 2010, é composta por alguns países banhados pelo Oceano Pacífico como o Japão, a China, os EUA e o Chile.

UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) - É uma zona de livre comércio que surgiu da fusão do Mercosul com a Comunidade Andina de Nações, criando assim um bloco econômico com os fins de fortalecer os países da América do Sul. A integração foi completa no fim de maio de 2008 em Brasília.

NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) - Tendo os Estados Unidos, o México, o Canadá e o Chile como membros, prevê o fim das tarifas alfandagárias até o fim de 2017.

OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) - É composta por alguns dos países que detêm as maiores reservas de petróleo do mundo, composta principalmente por países do Oriente Médio, possui também dois membros na América do Sul, a Veneazuela e o Equador. Este bloco econômico tem como objetivo fortalecer e regulamentar a venda de petróleo de seus países membros.