10/04/2009

Resumo da Aula 3: As formas de Relevo. Parte 1

O Que é Relevo?

Relevo pode ser definido como "o conjunto das formas da crosta terrestre", desde as profundezas do oceano até o topo das montanhas, existem vários tipos de relevo, dentre os quais, podemos citar:

Planície: área que quase não apresenta variação de altitude, como por exemplo os desertos e pântanos.

Planalto: constituida por uma superfecície elevada (maiores que 300 metros) que apresente pouca variação em seu nivelamento.

Depressão: área que apresenta altitudes mais baixas que as áreas que a cercam, essas depressões podem ser de dois tipos:
Absoluta, quando se situa em uma planicie
Relativa, quando se situa em um planalto.

Abismo: definido como uma depressão profunda.

Montanha ou Monte: destaca-se por ser uma elevação altíssima em relação às demais áreas, as montanhas resultam de desdobramentos ocorridos no período Terciário.

Cordilheira: é um conjunto de montanhas

Vale: é típicamente a área de baixa altitude que se situa entre montanhas.

Morro ou colina: também destaca-se por ser uma elevação alta em relação as demais áreas, no entanto, não tão alto quanto as montanhas possuí tambem uma inclinação mais suave.

Escarpa: área onde se observa uma diferença bruta de altitude marcada por uma "parede rochosa"

Serra: terreno acidentado composto por escarpas assimétricas e de diferentes inclinações

Chapada: elevação de altitude maior que 600 metros contendo uma superfície plana

Vulcão: estrutura geológica que resulta do escape do magma para a superfície.

Inselberg: caracterizado por ser um único monte em meio a planícies.

Estes são alguns exemplos dos relevos mais característicos, retomaremos no decorrer das aulas de geografia física a falar de alguns deles em temas como os acidentes geográficos que envolvem não só o relevo, mas também a vegetação e a hidrografia.

22 comentários:

  1. Muitoo boom esse site :D

    ResponderExcluir
  2. ótimoo... me ajudou bastante ;D

    ResponderExcluir
  3. filho da puta chupa meu pinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da pra para de ser imoral???tem crianças q visita esse site seu vagabundo!

      Excluir
  4. ajudou com meu trabalho

    ResponderExcluir
  5. Valeu, sua postagem me auxiliou muito!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. nao meeee ajudouuu nd..........

    ResponderExcluir
  7. nossa eu a mei me ajudou muito para a prova parabens!!!

    ResponderExcluir
  8. Nuss mann ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  9. me ajudou muito!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. nossa me ajudou bastante parabens eu só tenho 11 anos mais amo geografia e para de putaria vcs ai vei

    ResponderExcluir
  11. thank's psoal esse txto m ajudo bye!

    ResponderExcluir
  12. eu precisava fazer um trabalho e o seu resumo me ajudou bastante
    e tomara que eu tire nota boaa
    Obrigado!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Esse resumo serviu como uma base pro meu trabalho... esse site é mt bom!! vou falar para os meus amigos virem aqui tbm !!

    ResponderExcluir
  14. eu gostei também deste site me ajudou muito como base no meu trabalho,tenho 11 anos e geografia é minha matéria preferida e será que dá pra para de putaria ai meu?que coisa feia.valeu ai
    amei <3 :D

    ResponderExcluir
  15. só não encontrei Chapada e colina :( más o site tá muito bom

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o site mais não achei tudo mais vamos procurar mais site valeu e obrigado

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado!! Ajudou muito no meu estudo ;)

    ResponderExcluir