20 de abr. de 2009

Monitoria - A Revolução dos Bichos

Agradeço a presença de todos os que estiveram presentes, e agradeço a intenção de todos os que quiseram ir mas não puderam.

A revolução dos bichos, filme de 1999 baseado no livro de George Orwell, é uma alegoria de um Estado totalitário, ou seja, o autor utiliza de uma fazenda e os animais desta fazenda para representar um Estado e os membros deste Estado.

Os personagens fazem referência a pessoas e a classes da sociedade, retratando a revolução russa e seu totalitarismo. Como o livro foi escrito em 1945, ele não prevê a Guerra Fria, a Corrida Espacial, ou, a Crise dos Mísseis. Portanto não encontramos alegoria desses fatos. George Orwell baseando-se em outros Estados totalitários acreditava que a União Soviética se abriria ao capital estrangeiro, previsão que não se concretizou na União Soviética.

Personagens e suas referências:

Old Major (o porco gordo do comecinho) - Lênin
Snowball ( ou bola de neve) - Trotsky
Napoleon - Stalin
O porco amarelo - Membros do Estado
Sr. Jones (dono da fazenda) - O Czar
Sr. Pilkington e os outros fazendeiros - Chefes de diferentes Estados
O cavalo - Operários
As galinhas - Operários com senso crítico
As ovelhas - Massa de manobra
Os cães - O exército

Quando George Orwell escreveu a trama, a União Soviética ainda era aliada dos Estados Unidos, por isso, Napoleon e Pilkington mantém relações comerciais.

Pessoal, não comentarei mais profundamente na esperança de que vocês ainda leiam o livro ou assistam o filme.

Abraço do Buriti

Um comentário:

  1. estou adorando essa forma de estudo,vc dá oportunidade extra pra quem não pode ir aula de poder estudar e recuperar o tempo perdido.espero q isso continue isso é otimo!!!

    ResponderExcluir