19 de abr. de 2009

Resumo da aula 3: As formas de Relevo. Parte 2

Os Agentes modificadores do Relevo:

As diferentes formas de relevo encontradas na crosta terrestre são resultados das transformações que ocorrem e já ocorreram interna e externamente na terra desde seus primordios.

Agentes Internos ou Endogenos:

- Tectonismo: A constante movimentação das placas tectônicas resulta em depressões causadas pelo seu afastamento ou desdobramentos causados por seu choque.

- Vulcanismo: São chamados vulcanismos as diferentes formas em que o magma é expelido para a superfície terrestre. Este magma altera e cria novas formas de paisagem.

- Sismos ou Terremotos: São o resultado das vibrações do interior da crosta terrestre que se propagam através das montanhas.

Agentes Externos ou Exogenos:

- Intemperismos: caracterizam-se pelos desgastes nas formas da superfície terrestre causados pelos fenômenos físicos e químicos naturais como as chuvas e a ação das aguas dos rios.

- Gelerias: O peso das camadas das neves acumuladas durante anos acabam se transformando em geleiras, o desprendimento dessas geleiras modificam a superfície local, criando rios que alteraram o relevo.

- Ação das ondas: A força das ondas impactando sobre as rochas causam sua erosão, criando assim por exemplos as praias e alterando a paisagem, nas áreas submersas este processo também ocorre.

- Ação dos ventos: O vento tem um fraco poder de erosão, mas é um grande transformador de paisagem em ambientes deserticos, na movimentação das dunas.

- O homem: O homem pode ser tido como o agente mais eficaz na trasformação do relevo. Sua capacidade de modificação na paisagem é ampla, e na maioria das vezes essa modificação é prejudicial não só à natureza como consequentemente é prejudicial ao homem também.

Um comentário:

  1. Olá professor,
    É complicado escrever e prestar atenção ao mesmo tempo, e agora com seu blog, isso esta resolvido.
    Giovana

    ResponderExcluir