2 de mai. de 2009

Resumo da aula 4: O clima. Parte 1

Diferenciação Tempo X Clima

Tempo: Contexto climático exclusívo de determinado dia.

Cima: É o tempo metereologico médio, ou seja, o clima de uma determinada região é definida através da análise e comparação de fatores como a temperatura e a úmidade do ar de vários tempos, sendo o clima a sua média.

Existem diversos fatores que influênciam no clima, pois, estes fatores influêm na temperatura, na pressão e na úmidade do ar, alterando assim o clima.

- Latitude: Quanto maior a distância da linha do equador, menor a incidência de raios solares, o que torna a região mais fria.

- Altitude: Quanto maior a altitude, mais rarefeito o ar se torna, a retenção do calor na atmosfera se torna consequentemente menor, e a região se torna mais fria.

- Massas de ar: Este é o nome dado à dinâmica dos ventos, ou seja, à movimentação específica dos ventos em suas principais correntes. As massas de ar possuem características diferentes de acordo com seu local de formação, essas características são a pressão, a temperatura e a úmidade. As diferentes massas de ar são:

Tropical - Massa de ar que se forma na região dos trópicos, as massas tropicais são quentes. O que definirá se ela será úmida se sua formação for oceanica, e sera seca se sua formação for continental.
Equatorial - Massa de ar que tem sua formação na região equatorial, são massas de ar exclusivamente quente e úmidas.
Polar - Massa de ar que se forma nas regiões polares, as massas de ar polares são frias. O que definirá se elas são úmidas ou secas é novamente o fator oceanico/continental.

As massas de ar se movimentam de acordo com a diferenciação de pressão, elas tendem a se deslocar para locais de baixa pressão. O choque entre duas massas polares resulta em frentes, frente fria ou frente quente, de acordo com o choque.

- Continentalidade: As regiões continentais tendem a absorver calor e perder calor com maior facilidade, o que ocasiona maior amplitude termica, ou seja, calor e frio mais intensos. Já as regiões litorâneas, possuem menor amplitude térmica, pois as águas tendem a reter calor, e quando esfriam demoram a absorver calor.

- Correntes Marítimas: As correntes marítimas são deslocamentos de massas de águas que possuem temperatura e salinidades próprias, elas acompanham as correntes de ar, compartilhando com estas suas caracteristicas. Elas intensificam a ação das massas de ar no oceano.

- Relevo: Além do que já foi citado no tópico "altitude", o relevo influência no clima facilitando ou dificultando a passagem das massas de ar, ampliando ou diminuindo o campo de ação destas.

- Vegetação: A vegetação influência no clima principalmente por dois motivos. Um é o fato de a vegetação impedir a incidencia total ou direta dos raios solares no solo, diminuindo assim amplitude térmica, o segundo é a transpiração das plantas, que em áreas verdes extensas aumenta a úmidade do ar e a precipitação chuvosa

Um comentário:

  1. Otimo assunto, muito bem explicado! Parabéns e obrigado ! :)

    ResponderExcluir