2 de mai. de 2009

Resumo da aula 5: Domínios naturais. Parte 2

Estes diferentes biomas, quando possuem semelhanças entre sí em grandes áreas recebem uma denominação específica, abordaremos agora as características das denominações mais gerais.

Tundra: É a vegetação dominante em áres de clime polar, situa-se próxima ao círculo polar ártico, devido o frio esta vegetação é encontrada apenas nos períodos do degelo, e é composta apenas por plantas mais primitivas, é muito escassa e possuí pouquíssima diversidade.
Flora: Musgos, Liquéns e alguns arbustos.
Fauna: Ursos Polares e Lobos árticos.

Taiga ou floresta de coníferas: É a vegetação que predomina nas faixas de transição entre o clima polar e o clima temperado. Sua vegetação é composta por plantas aciculifoliadas, pois devido às baixas temperaturas o clima é seco. Sua vegetação apesar de já apresentar plantas mais complexas ainda é pouco diversificada.
Flora: Pinheiros, abetos e musgos.
Fauna: Alces, lebres e tigres.

Floresta temperada: É a vegetação dominante em áreas de clima temperado, já apresentam diversificação em suas florestas, apesar de nas áreas continentais haver predomínio de plantas caducifólias, apesar de ainda encontrarmos coníferas. Encontramos florestas temperadas em países como a Inglaterra e o Canadá.
Flora: Carvalhos e Pinheiros
Fauna: Ursos, lobos e esquilos

Floresta tropical: É a vegetação predominante em áreas de clima tropical e equatorial. Apresenta uma grandíssima diversidade de espécies vegetais e animais. Abarcando plantas simples e complexas, latifoliadas e higrófilas, entre outros tipos. Encontramos esta vegetação em quase todo o território nacional, dividida em floresta amazônica, mata atlântica, pantanal e manguês.
Flora: Pau-brasil e cipós
Fauna: Bicho-preguiça, onça pintada e capivara.

Desértica: É a vegetação predominante em regiões desérticas. apesar de ser uma vegetação esparsa, apresenta certa diversidade. Predominam nestas regiões plantas xerófitas e árvores de raízes profundas.
Flora: Tamareiras, cactos e ervilhas
Fauna: Escorpiões, camelos e lagartos

Mediterrânea ou Maquis-Garrigue: É a vegetação que aparece em áreas de transição do clima temperado para o tropical. Aparecem em regiões de clima mediterrâneo, e sua vegetação é adaptada a períodos de secos e períodos úmidos, encontrando assim espécies de tropófilas.
Flora: Arbustos Maquis, Arbustos Garrigues e ervas
Fauna: Coelhos, veados e insetos.

Pradaria: Marcam a transição entre o clima tropical e o clima temperado. São áreas onde existem pouquíssimas árvores espaçadíssimas, existe o predomínio de gramíneas. e capim b aixo.
Flora: Grama e Capim
Fauna: Gado.

Savanas e Estepes: São as vegetações que marcam a transição entre o clima tropical e os desertos. A savana marcando as áreas de clima tropical seco e as estepes marcando as áreas de transição entre a savana e os desertos. Nas savanas encontramos certa quantidade de arbustos além do capim amarelado característico, conforme os arbustos raream encontramos as estepes, onde existe a predominancia do capim e raríssimos arbustos.
Flora: arbustos e capins
Fauna: Leão, Elefantes, marsupiais e gnus

Fica colocada então, finalmente, toda a matéria atrasada no blog.

ESPERO QUE VOCÊS VEJAM ISSO E O TRABALHO NÃO SEJA A TOA!

3 comentários:

  1. ta tudo muito bom e da pra entender muito melhor as materias em suas aulas mas sinto que vc esta desanimado pois nem o blog vc esta atualizando se anima moço pois tem uns que não dão bola mas tem varios na sala que querem aprender atualiza pois as vezes e atraves dele que conseguimos entender melhor ou pegar as materiasqndo faltamos Se anima Buriti

    ResponderExcluir
  2. Buriti ve se atualiza este blog
    Ta precisando pois quando foi a ultima vez que escreveu
    Ser professor não é tão facil
    mas você sabe como fazer as pessoas entender

    ResponderExcluir
  3. obrigado , entendi sua aula muito bem , valeu

    ResponderExcluir