2 de mai. de 2009

Resumo da aula 5: Domínios naturais. Parte 1.

A adaptabilidade dos diferentes tipos de plantas aos diferentes climas.

As plantas se adaptam de diferentes formas para que seja possível sua vida em diferentes tipos climaticos. Esta adaptação faz com que em diferentes climas encontremos diferentes paisagens, da mesma forma os animais também se adaptam a climas diferentes. Assim sendo, cada localidade do planeta se torna específica, pois possuem clima, relevo e vegetação próprios.

Os diferentes tipos de plantas

Para que se entenda melhor os diferentes tipos de plantas, deve-se entender as seguintes funções vitais das plantas:

Fotossíntese: A planta obtém seu alimento diretamente dos raios solares através da fotossíntese, para isso ela absorve esta energia solar através de suas folhas, onde existem células especializadas a esta função.

Transpiração: Também nas folhas das plantas existem células que fazem a transpiração, a transpiração é a eliminação de água e toxínas pelos póros.

Xerófita:
É a planta adaptada a locais áridos, com pouquíssima úmidade e calor intenso. possuem a capacidade de evitar ao máximo a transpiração e acumular água. Isso se dá pois suas folhas são espículos, como o calor é intenso, já bastam para a absorção de energia e evitam a transpiração.

Tropófila: Planta que se adapta a períodos secos e períodos úmidos, são árvores médias que possuem o caule retorcido, possuem folhas e espículos.

Higrófica: Planta adaptada a locais muito úmidos, como brejos, pantanos e mangues, estas plantas tem a capacidade de sobreviver com as raízes encharcadas.

Aciculifoliada: Plantas adaptadas a locais muito secos, com pouca insidencia de raios solares. possuem muitas folhas, todas elas em formato agulhado, o que possíbilita a absorção dos raios solares e ao mesmo tempo possibilita a redução da transpiração. São plantas adaptadas a locais frios e secos.

Latifoliada: Plantas adaptadas a regiões úmidas. São em geral muito altas e com folhas largas, o que possibilita a absorção dos raios solares e a transpiração.

Caducifólia: Planta adaptada a largos períodos de seca e períodos de úmidade. Tem como característica seu período de hibernação, onde suas funções vitais são diminuídas e suas folhas caem, este recurso é utilizado nos períodos de estiagem, nos períodos úmidos suas folhas voltam a crescer e a arvore volta a suas funções.

Estes diferentes tipos de planta possibiltam sua sobrevivencia em diversos climas e relevos, criando assim os diferentes biomas e paisagens naturais.

Bioma: É definido como área de mesmo clima e vegetação, possuíndo assim mesma flora e fauna.

Flora:
Conjunto de plantas pertencentes a determinado bioma.

Fauna:
Conjunto de animais pertencentes a determinado bioma.

Um comentário: