2 de mai. de 2009

Resumo da aula 4: O clima. Parte 2

Fatores do Clima

Umidade do ar:
A umidade do ar é a quantidade de vapor encontrada no ar, quando o ar atinge seu limite de captação de vapor, este vapor se torna denso e o ar não consegue mais sustentá-lo, resultando nas precipitações, ou, chuvas.

Pressâo: A pressão é o peso do ar, ou seja, a força que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Ela varia de acordo com a altitude e latitude. Quanto maior a altitude menor a pressão, e quanto maior a latitude maior a pressão.
Como já foi dito anteriormente, a pressão influência no deslocamento das massas de ar, elas tendem a se locomover para locais debaixa pressão.

Os tipos de clima

Polar -
É o clima das regiões polares, caracteriza-se por ser um clima de baixa temperatura, isso ocorre devido o baixo nível de incidencia de raios solares nos polos.

Temperado - Possui as quatro estações do ano bem demarcadas. O clima temperado marítimo possuí temperaturas mais constantes e maior úmidade do ar. O clima temperado continental possui maior amplitude térmica e tende a ser mais seco.

Mediterraneo: Possui invernos brandos e chuvosos e verões quentes e secos.

Tropical: Temperaturas elevadas o ano todo. Possui inverno ameno e seco e verão quente e chuvoso.

Equatorial: Possui temperaturas elevadas o ano todo. Altas precipitações chuvosas.

Subtropical: Apresenta chuvas abundantes, invernos frios e secos e verões quentes e úmidos.

Desértico: Altíssima amplitude térmica diária, clima muito seco

Semi-Árido: Apresenta poucas chuvas mal distribuídas durante o ano. Marca a transição das regiões tropicais para as temperadas.

QUALQUER DÚVIDA POSTEM PESSOAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário