31 de mai. de 2009

Resumo da aula 6: Hidrografia


O Que é hidrografia? Pra que ela serve?

A hidrografia é o ramo da geografia que estuda as águas nas diversas formas que ela se apresenta na natureza:
Oceanos, mares, rios, lagos e lagoas

Oceano - É o nome dado à grande porção de água que cobre 1/3 da superfície do planeta. As águas oceanicas são salinizadas, pois a força das águas desgasta as rochas diluindo em sí os minérios de tais, além de receber a água carregada de minérios dos rios e dos mares. O oceano para fins geograficos é subdivido em áreas menores com nomes próprios:

Oceano Pacífico - É o maior dos oceanos, possuí esta denominação devido à suas águas calmas quando comparadas com as águas dos outros oceanos. Comumente é subdividido em pacífico norte e pacífico sul;
Oceano Atlântico - É o segundo maior oceano, recebeu esta denominação dos gregos antigos, uma homenagem ao Deus Atlas. Comumente é subdivido em atlântico norte e atlântico sul.
Oceano Índico - Recebe este nome por banhar toda a costa da Índia, deve-se lembrar da importância mercantil da India no período das navegações.
Oceano Glacial Ártico - Este oceano possui a maior parte de suas águas congeladas devido a baixíssima temperatura da região em que se situa.
Oceano Glacial Antartico - Este oceano só aparece nos mapas mais recentes das ultimas duas décadas, situado na parte mais ao sul do planeta, banha exclusivamente a costa do continente antartico.

Observem no mapa a localidade dos oceanos e os países que estes banham.


Mar
é um conceito geográfico que denomina as porções oceanicas mais próximas às areas continentais, bem como os grandes lagos de agua salgada. As águas marítimas tem uma salinidade acentuada devido a força das ondas que desgastam as rochas e à receptação das águas fluviais, repletas de sais minerais.

Lagos e Lagoas - Conceitos muito próximos com uma difícil separação, são depressões do repletas de água, cercados por terra. Não há uma profundidade ou uma dimensão que defina o que é um lago ou uma lagoa, qualquer depressão repleta de água constantemente recebe é um lago ou uma lagoa.

Bacia hidrografica ou bacia de drenagem - É a área de receptação das águas fluviais, sua área sendo definida pela área de escoamento das águas, sendo seu límite sempre as áreas mais altas indo para as áreas mais baixas, estas definidas pelo curso de um rio.

Rio - É uma corrente natural de água que percorre um mesmo trajeto. pode desembocar em lago, lagoa, em um outro rio ou em um mar. eles podem ser perenes, quando corre água em seu percurso o ano todo, ou intermitente, quando depende da água das chuvas, tendo períodos de estiagem. Para fins geográficos as diferentes partes que compõe um rio possuem nomenclatura própria:

Nascente - É o local onde o rio nasce, pode ser resultado de um olho d'água, ou marcar o início de uma bacia hidrografica.
Leito - É o percurso do rio
Margem - são as terras que se situam na borda direita e esquerda do rio, tendo como referencial a direção da água.
Foz - local onde o rio desemboca
Afluente - nome dado a um rio menor que desemboca em um rio maior
Confluencia - local onde dois rios convergem para a formação de um outro rio
Talvegue - Demarca o meio do leito, é o caminho original do rio
Montante - ponto de referencia para navegação. Marca que um local está situado entre o ponto de referência e a foz.

Jusante -
ponto de referencia para navegação. Marca que um local está situado entre o ponto de referência e a nascente.

Aquífero - é um lençol freático que recebe água devido ao solo permeável que o cobre, no entanto não perde água, tornando-se assim um grande lago submerso, como exemplo de aquífero podemos citar o "aquífero do guarani", maior aquífero do mundo que está situado no subsolo do Brasil da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.

PEDIDO DE DESCULPAS

Pessoal, queria me desculpar pela demora na atualização do Blog e por esse meu aparente desanimo. Em momento algum sinto-me desanimado em relação ao cursinho. Em momento algum deixei de acreditar e considerar que trabalhar com vocês é gratificante.
Estive um pouco cansado devido ao acumulo de tarefas na faculdade, e, por isso apareci cansado no cursinho e deixei de atualizar o blog, mas agora que pude descansar e respirar de novo, mãos a obra!!!

Pessoal, não deixem de se identificar no final de seus comentários, o Buriti aceita críticas muito bem, não se preocupem!

3 comentários:

  1. que nada professor vo ce e demais tirei um 1000000 com tua ajuda

    ResponderExcluir
  2. que trabalho interessante !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Você é demais! As minhas pesquisas aqui são bem sucedidas....

    ResponderExcluir