1 de jun. de 2009

Resumo da aula 7 - Atmosfera

O que é de fato essa tal de atmosfera? Só planeta terra tem uma?

Minha explicação sobre este conteúdo visa apenas exclarecer os fatores geográficos da atmosfera, o seu entendimento pleno exige conhecimentos específicos em Física e Química.

A atmosfera é a massa gasosa que envolve os corpos celestes, essas ma
ssas gasosas se mantém ao redor do corpo celeste pois a gravidade deste corpo exerce uma força de atração nestes gases. Qualquer corpo celeste que possua massa e densidade o suficiente para que sua força de gravidade atraia gases possuí atmosfera.

A seguir estudaremos mais especificamente a atmosfera terrestre.





Como vocês podem ver na imagem acima, a atmosfera terrestre é subdividida em 4 grupos com nomenclatura diferente de acordo com suas caracteristicas.

Troposfera -

É a camada da atmosfera onde nós e todos os animais terrestres e voadores vivemos, possuí as caracteristicas ideais para a vida da forma como conhecemos, sua composição gasosa é de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% composto de outros gases como o CO2 e também vapor d'água. A temperatura média do ar nesta camada é de 25C° entre os trópicos.

O que regula a temperatura nesta camada da atmosfera?

O que faz com que o planeta terra possua esta temperatura agradável a vida é o equilibrio que se encontra o CO2 na atmosfera, pois é este CO2 que retém os raios solares fazendo com que a terra guarde calor. A ausencia de CO2 resultaria num planeta terra muito frio, bem como o seu excesso faria com que o planeta terra superaquecesse ( por isso do aquecimento global relacionado a emissão de CO2)

Estratosfera -

É a segunda camada da atmosfera, como vocês podem ver na imagem. Nesta camada acontece um fenômeno muito importante para a vida na terra, que é a formação da camada de ozônio.

De onde surge a camada de ozônio e pra que diabos ela serve?

A camada de ozônio é um escudo contra os raios ultra-violetas, que são nocivos quando em grande quantidade, sendo inclusive os responsáveis pelo cancer de pele. Sua formação é inclusive devido a forma como o oxigênio reage a estes raios UVs (ultra-violetas). O oxigênio é encontrado na natureza como O2, os raios UVs estimulam estas moleculas de forma que elas passam a aceitar mais um átomo de oxigênio, formando assim o O3 que é o ozônio, e que serve como um escudo barrando estes raios UVs.

Por que o CFC destrói a camada de Ozônio?

Quando o CFC foi elaborado em laboratório, a intensão era a que se criasse um gás que fosse utilizável como propulsor em aerosóis e ao mesmo tempo não fosse nocivo ao homem e ao meio-ambiente. O CFC passou por todos os testes com louvor, e por isso passou a ser utilizado em massa. O que não foi levado em conta, é como este gás reagiria na estratosfera quando submetido ao UV, e é justamente quando isto acontece que ele se torna nocivo. O UV desmembra este CFC, criando moléculas diferentes que desestabilizam as moléculas de ozônio, de maneira que uma molécula seja capaz de destruir diversos ozônios. Hoje o uso do CFC é controlado, pois não existem quantias seguras da emissão deste na natureza.

Mesosfera -

É a terceira camada da atmosfera. Devido a sua distancia, suas moleculas gasosas já são bem esparsadas, ou seja, a temperatura é muito baixa -90C°, nesta camada os meteoróides atraídos pela gravidade terrestres atingem a velocidade necessária para a combustão. Meteoróides são pequenos meteorítos.

Termosfera -

Esta camada é a última grande camada da atmosfera. Nela, o ar já é tão rarefeito que átomos geralmente se encontram, nesta camada se encontra a ionosfera, fenomeno químico-físico que interfere nas comunicações via satélite e rádio, e, é colabora com a formação de tempestades e furacões. Encontra-se também nesta camada a Exosfera que é a parte mais externa da termosfera, sendo a transição da atmosfera e do espaço.

Pessoal, espero que vocês gostem, qualquer crítica ou sugestão lembrem-se, FAÇAM-NAS, no entanto identifiquem-se!!!

Obrigado!

40 comentários:

  1. ªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Me ajudou bastante ^^

    ResponderExcluir
  3. seu burro eu estou na quinta serie as camada da atmosfera são cinco e termosfera não faz parte delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu e burro né vei termosfera tem sim lerdo

      Excluir
  4. massa, valeu ae cara pelo post.

    ResponderExcluir
  5. o.O Exelente máteria me ajudou mtu mtu mesmoo...

    Valeuu ^^

    Ass:Teé

    Euu nãoo souu aquele anÔnimoo dali de cimaa da 5 serie SOUU OUTROO ANONIMOO

    ResponderExcluir
  6. d+ me ajudou mto mto mesmooo...
    a materia é excelente adorei!!;)

    ResponderExcluir
  7. O ANONIMO DA 5° SERIE VC ESTA ERRADO A TERMOSFERA PERTENCE SIM AS CAMADAS DA ATMOSFERA QUE CORRETAMENTE VOCE DISSE QUE SAO 5 PORQUE AI ESTÁ FALTANDO A IONOSFERA QUE E COMPOSTA POR UMA INFINIDADE DE ÍONS CRIADOS A PARTIR DA RADIAÇÃO SOLAR QUE INCIDE NAS MOLÉCULAS DE OXIGÊNIO E NITROGÊNIO, LIBERANDO ELÉTRONS.anonimo 10

    ResponderExcluir
  8. adorei a matéria... Excelente!!!

    ResponderExcluir
  9. Não, não, senhor anônimo que postou em 13 de novembro de 2009. Não está faltando a IONOSFERA. com o proprio autor escreveu, a penúltima camada, a "termosfera" é, em linhas gerais, o mesmo que a "IONOSFERA". a camada que esta faltando é a "EXOSFERA", mas no contexto em questão, o autor a incluiu na "TERMOSFERA". Portanto, não está faltando nada!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho que Elaborar um texto em grupo descrevendo a importância da atmosfera como fonte de matéria prima.
    Tem como alguem me ajuda?

    ResponderExcluir
  11. isso serve como trabalho?

    ResponderExcluir
  12. Bom, como disse o blogger são necessários conhe cimentos de física e de química, especial mente de química para se falar do ambeiente com autori dade. Desculpo-lhe por isso as muitas falhas no que respeita à interligação dos diversos gases sem a qual não se consegue perceber as altera ções climáticas o que leva a que os povos estejam nesta altura completamente ludibriados quanto à questão. De facto, do que se trata hoje nos grandes areeópagos internacionais-Cimeira do Rio, Kioto ou compenhaga-não é mais do que uma fraude que permite o roubo dos impostos dos contribuintes fiscais pobres dos diferentes paíse canalizando-os para os bolsos dos homens mais ricos do mundo. Al Gore é um mentiroso, os ambientalistas mais conhecidos são-no igualmen te porque omitem a parte mais importante da verdade. Eles não explicam como se forma o buraco do Ozono, que resulta de uma reacção com os CFC'S ou HFC'S. Não explicam que o CO2 não flutua no ar atmosférico porque é mas pesado do que ele e portanto as consequencias que indicam não são tão verdadeiras assim. A mistura do ar da atmosfera tem, a zero graus de temperatura e à pressão de uma atmosfera, a densidade de 1,293 Kgs/m3 enquanto o CO2 tem, nas mesmas condições de temperatura e pressão uma densidade quase 1,5 vezes maior ou seja 1,98 Kgs/m3. Sendo assim ele jamais flutuará no ar atmosférico. Só flutuaria se se por uma reacçãoi química que parece não existir se misturassem os dois mas aí deixaria de ser CO2 e passaria a ser outra coisa, outro gás qualquer com separação ou não do átomo de carbono que ficaria livre e cairia irremediavel mente para o solo pois a sua densidade é de 2267Kgs/m3. Também não explicam qual a reacção do CO2 quando se mistura quando se mistura com a água nem a importancia da falta de chuva para redução da massa de CO2 existente no mundo. També nenhum deles refere a quantidade de milhões de milhões de CO2 produzido industrial mente para uso nos mais diversos tipos de industrias e produções de modo a que os já muito ricos consigo mais lucros produzindo mais barato. Por exemplo alguém calcula quantas toneladas de CO2 são injectadas num poço de petróleo demasiado viscoso e sem prassão natural para o fazer saír? Sabem que num caso destes a solução é injecta CO2 para dentro do poço para liquefazer o crude e impulsioná-lo para fora da jazida? Quantos milhões de toneladas de CO2 produz a Coca-Cola nas suas fábricas para introduzir nas garrafas de todos os refrigeran tes que lança no mercado e que e que ao serem abertos libertam o gás?
    Amigas e amigos, especialmente mais joves a quem o futuro se apresenta muito negro. Este meu comentário tem em vista prestar alguns esclareci mentos e também despertar curiosidades e consci encias para a necessiadde de investigarmos toda a verdade sobre a evolução ambiental. O ambiente precisa de ser protegido e cuidado mas o que está a ser feito é uma falácia e uma mentira que não impede a sua destruição. Os grandes usurpado res de direitos e bens alheios usam o ambiente para seu benefício através de processos invios como a corrupção dos governos e a disseminação da ignorancia destruindo os sistemas de ensino para que os jovens não aprendam nem desenvolvam as suas inteligencias. A maior vítima de tudo isto é, provàvelmente, o Brasil que sendo o pulmão do mundo paga taxas de poluição em vez de receber pelo oxigénio que fornece.
    Organizemo-nos, estudemos a verdade e lutemos por um mundo donde sejam banidos os mentiroso e os malvados.Os gananciosos que tudo matam e destróiem em nome dos seus interesses injustos e desumanos.
    Sou português vivo em Lisboa, Portugal eestudo o ambiente e as consequencias das actividades humanas sobre ele. Meu e-mail é adelfa@clix.pt e o meu nome é Vitorino Batalim. Contactem-me por favor os que se interessam pelo futuro do mundo numa base de verdade. Abraços a todos

    ResponderExcluir
  13. acho a aula muito interessante...............

    ResponderExcluir
  14. É muito interessante,eu adoro conhecer coisas novas,principalmente o lugar em que vivemos. Eu sou leidiane, adoro estudar.

    ResponderExcluir
  15. para que serve a atmosfera ?????????
    afinal

    ResponderExcluir
  16. ooooooooooooo povi sem cultura viu seus bando de sem noção seus burro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não pode falar que um dia vc tbm vai fikar assim então kla a boca seu INSETO

      Excluir
  17. porra aja saco pra ler isso tudo mas me ajudou na prova, valeu....

    ResponderExcluir
  18. Troposfera, Estratosfera,Mesosfera,Termosfera E Exosfera

    ResponderExcluir
  19. camada de ar que tem por referensia o espaco sideral ou o espaso onde as aeronaves voãom

    ResponderExcluir
  20. olhe você está errado anônimo do dia 13 ,as camadas da Atmosfera são cinco (na ordem)
    1-Troposfera
    2-Estratosfera
    3-Mesosfera
    4-Termosfera
    5-Exosfera

    ResponderExcluir
  21. são cinco as camadas da atmosfera por favor esta a fazer figuras tristes mude isso!

    ResponderExcluir
  22. eiiiii
    cadê a termosfera??????

    ResponderExcluir
  23. Eu estou na quinta ñ na oitava
    helowwwwwwwwwwwwwwwww

    ResponderExcluir
  24. eu adoro essas coisas!!1
    valeu

    ResponderExcluir
  25. Excelente explicação, mas poderia conter mais informações a respeito das características químicas e formológicas.

    ResponderExcluir
  26. É muito fascinante este capitulo de nossa vida, no meu ponto de vista a humanidade tem que preservar muito mais o planeta de grandes poluicoes.

    ResponderExcluir
  27. Caros... o menino esta na quinta seria, vai aprender ainda. Quaqnto ao outro do dia 13, acha que sabe alguma coisa.

    As camadas são:

    Troposfera
    Estratosfera
    Mesosfera
    Termosfera
    Exosfera

    Sendo que entre as camadas nos temos uma "separação" entre as camadas, esses limites que levam o sufixo pausa, por exemplo, entre a troposfera e mesosfera existe a tropopausa.

    Também temos a ozonosfera, ionosfera, homosfera , heterosfera e a camada limite planetária, mas todas elas fazem parte das cinco principais citadas acima.

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Meu Deus quanta confusão!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. adorei o assunto, foi bom para eu aprimorar meus conhecimentos

    ResponderExcluir
  30. Ninguém sabe de nada aqui!
    E ainda há ignorantes criaturas que comentam utilizando um português terrivelmente errado.
    A REALIDADE É O EQUÍVOCO MAIS VERDADEIRO DA VIDA.

    ResponderExcluir
  31. ja decidiram ? quantas camadas são? 5?

    ResponderExcluir
  32. Que droga da pra decidir logo pq se não meu trabalho vai ficar errado, arruma essa bagaççaaa...

    ResponderExcluir
  33. ajá saliva pra le isso td.

    ResponderExcluir
  34. mas essa porcaria nao me ajudo tava td errado.

    ResponderExcluir