18 de jun. de 2009

Resumo da aula 10 - Dinâmica Geográfica Mundial. Parte 1.

Durante todas as mudanças ecônomicas e sociais que acontecem na história da humanidade, a paisagem geográfica é diretamente afetada. Nesta aula, farei um resumo onde pincelarei os principais fatores de transformação social e paisagistica que nos ajudam a entender o como e porque o mundo possui esta configuração social, econômica e política atuais.

Colonialismo-

Antes dos séculos XV e XVI, o mundo apresenta suas característica naturais quase que inafetadas, já existem grandes agrupamentos humanos na europa e em outras regiões do mundo, no entando a forma como estes grupos viviam tinha um potencial menos destrutivo em relação a natureza. No entanto, o mercantilismo, sociedade pré-capitalista, onde já vigora o sistema de trocas, faz com que se torne vantajoso para países como Portugal, iniciar a exploração marítima e estabelecer o controle destas, obtendo assim o controle do mercado de especiarias. A pártir destas conquistas marítimas passam a se obter colonias, e também, os europeus tomam o conhecimento da existencia de um outro continente, batizado por eles de "América" .
Estas colonias possuem carateres distintos, podemos exemplificar da seguinte maneira:
Colônia de povoamento - colônias que visavam principalmente povoar e controlar uma região, como a Inglaterra ao colonizar os atuais Estados Unidos
Colônia de exploração - colônias que visavam principalmente a exploração da matéria-prima, como é o caso da colonização Portuguesa sobre o Brasil.
Este processo de coloninazação afeta o caráter geográfico principalmente por ampliar o confronto cultural e a exposição do mundo à cultura européia.

Revolução Industrial -

A grosso modo, a revolução industrial do século XVIII influencia diretamente e indiretamente nas mudanças geográficas, econômicas e políticas acontecidas no mundo até o dia de hoje. Com a Revolução Industrial, que acontece massivamente primeiro na inglaterra, e se dilui pela europa. A utilização das maquinas como produtoras de bens de consumo alteram tanto a ordem do trabalho, acelera o exodo rural, acelerando como consequencia a urbanização, põe em xeque a utilização do trabalho escrevo, pois o trabalhador escravo não é um consumidor, e cria a necessidade da exploração de novos territórios, tanto em busca de matéria-prima quanto de mercado consumidor.

Neocolonialismo -

Essa busca por matéria-prima e mercado consumidor, somado a industrialização de mais países europeus faz com que os países industrializados europeus voltem os olhos para a Africa, colonizando-a. Podemos observar em um mapa da África que algumas de suas fronteiras inclusive são linhas retas, o que evidencia a divisão do território Africano por países europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário