4 de jun. de 2009

Resumo da aula 9 - As cidades e os setores da economia. Parte 1.

A Concepção de Cidade

A concepção de cidade é variável de acordo com a região do mundo onde ela se situa, inclusive, em outros países além da definição de cidade, existe também a definição de aldeia e vila, de acordo com o seu número de habitantes e de sua organização administrativa.
Um exemplo geral disso:
Aldeia - Pequeno agrupamento social, onde o líder geralmente é o ancião (homem mais sábio do agrupamento), não possuí uma organização complexa como polícia, defesa civil ou prefeitura.
Vila - Agrupamento social com uma estrutura mais organizada e mais habitantes do que a aldeia, possui uma pré-organização, como por exemplo milícias que cuidam da defesa da cidade.
Cidade - Agrupamento urbano com estruturas complexas e desenvolvidas como prefeitura, polícia, hospitais e defesa civil.
No Brasil todos os municipios são cidades, ou seja, independentemente do número de habitantes todos os municipios possuem uma organização administrativa, como prefeitura e câmara dos deputados. Todas elas prestando contas ao governo federal.

As diferentes partes de uma cidade

Zona Urbana-
Na zona urbana situam-se a maior parte dos habitantes das cidades, estes ocupam-se nos setores secundários e terciários, ou seja, nas industrias e no comércio, além das áreas de prestação de serviços. A zona urbana é dividida em duas áreas:
Centro - No centro encontramos toda a administração da cidade, além de encontrar grande porcentagem do comércio e alguns bairros residenciais tradicionais ou de luxo

Periferia - Situada ao redor do centro, é marcada por possuir a maior porcentagem residencial da cidade, encontramos na periferia as industrias da cidade.

Zona Rural-
Na zona rural encontramos a produção de produtos primarios, ou seja, produtos agrários e pecuários, esta área geralmente é carente no saneamento básico e outros setores. Na zona rural encontramos grandes propriedades que abarcam grandes áreas e se dedicam a monocultura, encontramos também algumas pequenas propriedades que sobrevivem do comércio de produtos primarios diversos, além de encontrarmos grupos sem terra que pedem a melhor divisão das terras para poderem ter uma terra onde possam praticar o cultivo.

Os setores da economia

Como foi citado durante a aula, a economia atinge três dimensões de mercado diferentes:

Setor Primário - É o setor da matéria-prima e produtos agricopecuários, situado nas zonas rurais, engloba também a extração de minérios e de outros recursos brutos extraídos da natureza.

Setor Secundário - É o setor das diferentes industrias, desde a industria pesada que vai trabalhar com a siderurgia produzindo metais, a industria de bens de consumo que vai envolver os alimentos industrializados e vestuários em geral e a industria de ponta, que trabalha com tecnologias, situa-se principalmente nas zonas periféricas da cidade, e trazem consigo a urbanização.

Setor Terciário - É o setor informal, tanto da distribuição dos produtos como de serviços. Tem sua presença mais acentuada nos centros da cidade, abarca desde camelôs até hipermercados, envolvendo inclusive as centrais de atendimento e manutenção das companias de água e luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário