26 de jun. de 2009

Resumo da aula 10 - Dinâmica Geográfica Mundial. Parte 3.

A Guerra Fria

O termo "Guerra Fria" dado a este período tem uma explicação, os países EUA e URSS estão travando um confronto ideológico, ambos desenvolvendo tecnologias armamentistas e espaciais com o fim de provar para o mundo qual sistema melhor se adequa a este, o Socialismo ou o Capitalismo.
Nenhum confronto direto acontece entre os EUA e a URSS, mas, no entanto, esta guerra ideológica gera algumas outras guerras no mundo. Seguem os principais acontecimentos da Guerra Fria:

Guerra da Coreia

Guerra que durou de 1950 até 1953.
País divido após a segunda guerra mundial em um norte socialista e um sul capitalista.
De surpresa em 1950 o norte ataca o sul, com o apoio do EUA o sul faz uma ofensiva e avança sobre os territórios do norte, a China intervem e a ONU propõe um cessar fogo, a guerra termina com este cessar fogo praticamente com as fronteiras iguais às de antes da guerra.
O Norte se mantém socialista até hoje como podemos observar nos notíciarios devido a fatos recentes
O Sul se mantém capitalista até hoje, e a Coréia ainda hoje é uma área de tensão mundial.

Guerra do Vietnam

Após 10 anos de lutas para que se encerre a dominação francesa no Vietnam, os dois generais, um ao norte do vietnam, outro ao sul, entram em confronto para estabelecer qual sistema politico/economico vão aderir, se o socialismo ou o capitalismo. Depois de tentaivas democráticas mal resolvidas pelos sulistas, o general Ho Chi Minh, socialista, parte para uma ofensiva contra os sul vietnamitas para reunificar o país. A guerra do Vietnam tem início em 60, em 65 os Eua intervem.

Diversos civís são torturados, espancados, mulheres e crianças são estupradas, a população norte americana organiza movimentos para a retirada das tropas, até que finalmente em 73, após grandes derrotas, os EUA se retiram da guerra, e em 75 os norte-vietnamitas e o regime socialista triunfam.

Crise dos Misseis

A Críse dos mísseis foi um episódio de tensão mundial ocorrido em Cuba em 1962.
Cuba havia depois de uma revolução aderido ao regime socialista. Os EUA ameaçavam intervir e derrubar o regime socialista em Cuba. Somado a isso, em 1961 os EUA haviam implantado bases de mísseis na Turquia, país próximo a URSS.
A URSS vê então a chance de responder na mesma moeda, e monta uma base de mísseis em Cuba, o que deixaria os EUA totalmente vulneráveis. Os EUA não tinha como impedir que isto acontecesse sem que estourasse uma guerra, portanto aceitou a retirada dos mísseis da Turquia, aceitou também a manutenção do regime socialista em Cuba eem troca de que esta base de mísseis nunca fosse concluída em Cuba. As negociações duraram 13 dias de tensão mundial.


Guerra do Afeganistão

O Afeganistão erahistóricamente uma zona de interesse da Rússia, desde o Czarismo. A pártir de 1972 após muitas negociações, foi permitido que a URSS montassem bases militares de apoio no Afeganistão, porém em 1978 o exército vermelho da URSS tenta dar um golpe de estado no Afeganistão. Os confrontos duram até 1988 quando depois de severas baixas e em um período de reestruturação da URSS, as tropas são retiradas. A URSS sai derrotada.

A Corrida espacial e a Corrida armamentista

Durante todo o período de tensão entre os EUA e a URSS, estes criaram uma rede de produção armamentista e tecnológica que resultaram em uma grandiosa produção de armas e um grande avanço na tecnologia espacial.
Culminando com a produção de diversas armas nucleares e a chegada do homem a lua.

URSS em crise

O regime socialista da forma como foi implantado na Rússia, por diversos motivos políticos, econômicos e sociais entrou em crise e começou a deteriorar.
Os cidadão eram oprimidos por um regime totalitário
A economia não aguentou a corrida armamentista iniciada contra os Estados Unidos.
A explosão da usina nuclear de Chernobil afetou toda a região da Ucrania além de infectar grandes quantidades da agricultura socialista, afetando também a alimentação.

Mikhail Gorbatchov e as mudanças na URSS

Gorbatchov foi o último dirigente soviético. Iniciou planos de mudanças no governo da URSS, que levaram tanto ao seu reflorecimento econômico, politico e social, quanto ao desmembramento da União Soviética.
Uma destas mudanças foi a Perestroika que mesmo sendo um passo para trás na implantação do comunismo, viria para evitar que a União entrasse em colapso. Consistia na reprivatização e no fim do monopólio estatal de algumas industrias. Concomitante a Perestroika, foi a Glasnost, que consistia em diminuição da fiscalização do povo, ou seja, redução da opressão, e aumento de fiscalização nas autoridades, pretendendo assim acabar com a corrupção. Foi a glasnost que possibilitou eventos como a queda do muro de Berlim e o desmembramento da União Sovietica.

O muro de Berlim que dividia a Alemanhã em socialista e capitalista rui em 1989 reflexo do fim do regime sovietico.

Em 1991, os presidentes membros da União Soviética se reunem e decidem pelo desmembramento devido às instabilidades e dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário