24 de jun. de 2009

Resumo da aula 10 - Dinâmica Geográfica Mundial. Parte 2.

Primeira e Segunda guerras mundiais

No final do século XIX, e inicio do século XX, durante o periodo da neocolonização, por diversos motivos como revanchismos, nacionalismos e interesses economicos e politicos a relação entre os países europeus estava tensa e delicada, e, acabou tornando-se insustentável, como vocês aprenderão mais detalhadamente no curso de história.
Estourou portanto a primeira guerra mundial.
De forma bem resumida, pois vocês verão este mesmo conteúdo em história, podemos apenas dizer que o Império Alemão e seus aliados saem derrotados e com um grande espírito revanchista que serve como fator desencadeante para a segunda guerra mundial em 1937.

Rússia e Socialismo

A Rússia, no século XIX possuia uma política centralizada, onde o Czar detinha plenos poderes políticos, porém, devido ao seu grande território, sua dificuldade de administração, sua má administração, seu atraso perante a era industrial, contradições internas foram tornando-se insustentáveis. A Rússia abandona a primeira guerra por conflitos internos que acabam culminando em uma Revolução Socialista. Esta doutrina socialista recém adotada pela Russia em um contexto de guerra e dominação político-economicas são fatores importantíssimos para a Dinâmica Geográfica mundial.

A bipolarização do mundo

A participação da Russia socialista na segunda guerra mundial foi fundamental, pois sua investida aos territórios conquistados pela Alemanhã, reconquistanto e ocupando todos os territórios do leste europeu determinou o fim da guerra conjuntamente com a ação das tropas Inglesas, Francesas e Americanas reconquistando os territórios do oeste europeu.

Com o fim da guerra, oe países europeus envolvidos na guerra estão totalmente destruídos. A Russia espalha a doutrina socialista aos países do leste europeu, enquanto os Estados Unidos incentiva os países do oeste europeu para uma reconstrução do capitalismo.

- Plano Marshall:
Foi um plano de incentivo feito pelos Estados Unidos aos países destruídos pela guerra que adotassem o capitalismo.

- COMECON:
Em resposta ao Plano Marshall foi um plano elaborado pela Russia e seus territórios do leste europeu anexados, a União Sovietica de um grande mercado de trocas.

Existiram também pactos militares

- OTAN (Organização do tratado atlantico norte):
Que foi um pacto de não agressão entre os países capitalistas europeus.

-Pacto de Varsovia:
Foi a resposta da União Sovietica que também unificava os exércitos socialistas.

Neste periodo chamado de Bipolarização do Mundo, encontramos então duas grandes potencias, uma socialista (União Soviética) e outra capitalista (Estados Unidos) arregimentando aliados para uma dominação ideológica.

Teoria dos 3 mundos.

Na década de 60, baseada na teoria dos mundos de Alfred Sauvy, e, de acordo com este embate ideológico do mundo bipolarizado, surge a teoria dos 3 mundos, onde se faz a seguinte divisão:

-Primeiro Mundo: Países Capitalistas Ricos como os Estados Unidos, Inglaterra e França
-Segundo Mundo: Países Socialistas expressivos como a União Soviética, a China e Cuba
-Terceiro Mundo: Países sem expressão economica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário