2 de jun. de 2009

Resumo da aula 8: Modos de Produção

O homem, à partir dos seus primeiros agrupamentos sociais, até hoje, desenvolveu, de acordo com as suas necessidades diversas formas de produzir seus alimentos e seus utensílios. Estas necessidades se dão de maneiras diferentes de acordo com fatores específicos como a proximidade das águas, o tipo de relevo, se existem agrupamentos hostis nas proximidades, se existem animais ou a possibilidade do adestramento destes, portanto, o desenvolvimento dos modos de produção se dão de forma diferenciada em diversas localidades do planeta.

A seguir, apresentarei as formas mais genéricas destes modos de produção:

Modos de produção - São as maneiras que o homem encontra de obter recursos e artefatos da natureza, para fins de uso particular, comum, ou de troca.

Modo de produção primitiva - É um modo de produção pré-social, utilizado por pequenos agrupamentos que vivem em comunidade. Todos desta pequena sociedade trabalham para o grupo, ou seja, tudo aquilo que coletam é dividido igualmente para todos os membros, sem a necessidade de um membro mais importante que recebe uma quantidade desigual na divisão do que se obtém.
Este modo de produção pode ser nômade, obtendo seus recursos através da coleta de frutos, da caça e da pesca, ou pode ser sedentário, obtendo seus recursos através do cultivo diversificado.

Modo de produção asiático - É um modo de produção que foi desenvolvido por sociedades estabelecidas próximas a cursos de rios, que, aprenderam a obter um excelente aproveitamento do potencial destes rios (por exemplo as canaletas que os egípcios faziam no rio Nilo) , utilizando para a maior produção agrária. É uma sociedade extremamente burocratizada em torno de uma teocracia (o rei é ao mesmo tempo a figura divina, por isso sua vontade é lei, a sociedade é organizada pelo repasse destas leis através dos sacerdotes). Não há escravos, todos trabalham compusóriamente segundo a vontade do rei/Deus que recolhe um tributo de tudo o que é produzido.

Modo de produção feudal - Modo de produção agrária, onde todas as terras pertencem ao Rei e são dividas em feudos, a sociedade é tripartida entre:
- Guerreiros - O Rei e os nobres,senhores feudais, responsáveis pela proteção das terras, proteção esta que resulta em contribuição dos camponeses.
- Clero - Organização católica - responsáveis pela obtenção da proteção divina e realização dos cultos.
- Camponeses - Responsáveis por toda a produção de géneros, pagam um tributo estabelecido pelos Senhores feudais, devido a proteção oferecida no feudo.
O rei oferece suas terras para outros nobres administrarem, esses nobres podem subdividirem estas terras entre outros nobres que por sua vez também o podem fazer. Todas as terras pertencem ao rei, no entanto não há unidade administrativa. Nesse âmbito que existe a relação Vassalo/Suserano, sendo todo aquele que recebe terras sendo vassalo de quem vos oferece, o suserano.

Modo de produção escravista - Este é o modo de produção onde a sociedade obtém sua produção agrária ou manufaturada através do uso de uma mão-de-obra não assalariada que também não possuí a liberdade de escolha. Existem diferentes relações entre o modo de produçaõ escravista, um destes tipos por exemplo, é a forma como a escravidão se deu no Brasil:
- O homem era escravisado devido a sua etnia, no caso o negro, ele era tratado como mercadoria, ou seja, era comprado e vendido como peça, seu preço variando de acordo com leis de oferta e procura, ou de qualidades ou deficiencias físicas;
outro exemplo é a escravidão da Grécia Antiga:
- O homem era escravisado ou por ser prisioneiro de guerra, ou por não conseguir honrar com suas dívidas. Estes escravos não eram comercializados, e, trabalhavam para um bem comum, tendo seus direitos básicos mantidos.

Modo de produção industrial - Com o advento das máquinas, as mercadorias passaram a ser produzidas maquinalmente e em grande escala. Dentro do modo de produção industrial, encontramos duas vertentes, são:
- Modo de produção capitalista - É o modo de produção que prevalece hoje no mundo globalizado, os homens não recebem pelo tanto de mercadorias que produzem, e sim pelo tanto de horas que trabalham, sendo as industrias de propriedade particular. Este ou estes proprietários ficam com o lucro, e através de um contrato estabelecem o que o funcionário ira receber, o salário.
- Modo de produção comunista - Este modo de produção existe apenas na teoria, em países como Cuba e Coréia do Norte, existem até hoje tentativas de sua aplicação. Os homens trabalhariam nas fábricas e em outros setores, e todos dividiriam tudo o que é produzido nesta sociedade, da forma como se dividia no modo de produção primitivo.

18 comentários:

  1. achei bem legal o resumo, me deu uma grande ajuda.

    ResponderExcluir
  2. valeu pelo resumo muito bom

    ResponderExcluir
  3. MT bom fera, ajudou num trabalinho de historia aki kk vlw ae mano ..

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bom ! Ta de Parabéns Professor Buriti.. continue assim, que vc vai ajudar mais pessoas! Agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Tem serteza que é RESUMO :O

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM SEU RESUMO. TENHO CERTEZA QUE MUITOS AINDA IRAO LE-LO.

    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  7. q resumo hein!
    mais vlw! :O




    ass:nanda (crato-ce)

    ResponderExcluir
  8. Ótimo.. Completo, valew

    ResponderExcluir
  9. vlw cara agr posso fazer meu trabalho

    ResponderExcluir
  10. Me Ajudou muito no trabalho de história valew!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom , Bem explicado e resumido do jeito que eu queria. Parabéns professor bom trabalho . Irei ajudar a divulgar seu blog

    ResponderExcluir
  12. tbm aprovei!foi otimo p/meu trabalho da facul!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q poderia ter uma conclusão mais desenvolvida, tipo comparando com o modo de produção atual...

      Excluir
  13. Nossa me quebrou um galho esse resumo.

    ResponderExcluir